IMG-20200314-WA0000

Por Fernando Barboza – Curiosidades do Xadrez

Por Fernando Barboza

Em plena quarentena, valorizo ainda mais o xadrez, desconheço outra atividade que possa ser praticada em qualquer situação e lugar.

Veja agora curiosidades sobre o fantástico jogo-ciência XADREZ!

– O xadrez é matéria obrigatória em muitos países incluindo os melhores em IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Em alguns para passar de ano os alunos de matemática precisam ir muito bem no xadrez, já que 33% da nota do aluno depende do seu desempenho no xadrez.

– O xadrez é um jogo milenar e até hoje uns dos mais populares do mundo, sendo praticado por milhões de pessoas em torneios (amadores e profissionais), clubes, escolas, pela internet, por correspondência e informalmente. Há uma estimativa de cerca de 605 milhões de pessoas em todo o mundo que sabem jogar xadrez e destas, 7,5 milhões são filiadas a uma das federações nacionais que existem em quase 200 países em todo o mundo.

– O xadrez, por ser um jogo de estratégia e tática, não envolve o elemento sorte.

– O xadrez tem a particularidade de ser o jogo-esporte mais rápido e mais demorado, ou seja, um jogo pode demorar uns poucos segundos ou várias horas. Até agora o jogo mais demorado de xadrez de todos os tempos aconteceu em 1989, em Belgrado, entre os enxadristas Ivan Nikolic e Goran Arsovic. O jogo teve 269 lances! e terminou empatado…

– No xadrez existem precisamente 169.518.829.100.544  trilhões de maneiras de jogar apenas os dez primeiros movimentos. Para as 40 jogadas seguintes de um jogo inteiro, o número é estimado em 25 x 10 elevado a 115 potência.
O número inteiro de átomos em todo o universo é apenas uma pequena fração desse resultado! A árvore de complexidade do xadrez foi determinada pela primeira vez pelo matemático norte-americano Claude Shannon, uma grandeza hoje conhecida como o Número de Shannon.

x201601111731049050_AP.jpg.pagespeed.ic.HPyul9lh70

Os 5 maiores artistas do século XX

David Bowie

Segundo a Rolling Stones, David Bowie foi considerado o maior artista do século XX.

A BBC Two  realizou  uma pesquisa  para a série Icons onde o público votou entre celebridades do entretenimento como Marilyn Monroe, Charlie Chaplin e Billie Holiday.

David Bowie morreu em  janeiro de 2016. Em sua época, o artista quebrou padrões  de gênero, sexualidade, estética e performance. Músicas como “Starman”, “Heroes” e “Rock ‘n’ Roll Suicide” estão na história do rock mundial.

 

The Beatles

 

Quando se pensa em conjuntos que foram bem-sucedidos e influentes no século XX, o primeiro que vem a cabeça são Os Beatles. O grupo, que tocava música pop e rock, foi o que mais fez sucesso.

Ele era composto por John Lennon (9/10/1940–8/12/1980) na guitarra base; Paul McCartney (nascido em 18 de junho de 1942) no baixo; George Harrison (25/2/1943–29/11/2001) na guitarra solo; e Ringo Starr (nome artístico de Richard Starkey, nascido em 7 de julho de 1940) na bateria.

A banda se desfez em 1970, e cada um prosseguiu em carreiras individuais: Lennon em dupla com a mulher, Yoko Ono; McCartney com a banda Wings e, depois, em carreira solo; e Starr e Harrison principalmente como artistas solo.

 

Elvis Presley

 

O cantor teve um sucesso avassalador na carreira musical, conhecido como o  Rei do Rock.

Em meados  dos anos 50, Elvis já tinha fama na rádio, na televisão e no cinema. Com seu raro estilo musical, seus quadris que rebolavam de forma provocativa e sua boa aparência, Elvis começou a criar sua legião de fãs. A música “Heartbreak Hotel” foi seu primeiro single a alcançar número 1.

E uma curiosidade: Presley também foi ator. O primeiro filme que o Rei do Rock atuou foi “Ama-me com Ternura”, e foi um sucesso de bilheteria.

Edith Piaf

O grande nome na Europa foi de Edith Giovanna Gassion, que mais pra frente se tornaria Edith Piaf.

Sua infância e adolescência foram muito conturbadas. Sua vida mudou quando estava cantando na rua e um pedestre parou para ouvi-la. Aquele pedestre era Louis Leplée, proprietário do cabaré Gerny’s, um dos mais conhecidos de Paris. O sucesso não demorou muito pra chegar, e Edith ficou conhecida como “Mome Piaf” (pequeno pardal).

Piaf teve seus altos e baixos, tanto na vida como na sua carreira musical. Dentre as muitas canções que popularizou podemos destacar Mon légionnaire, Je ne regrette rien, La vie em rose, Lês amants de Paris, Haymne a l’amour, Mon dieu e Milord.

 

Tom Jobim

Ícone da musica brasileira, Tom Jobim entrou em nossa lista por ser um dos criadores da Bossa Nova, estilo que ficou conhecido mundialmente.

Jobim foi um maestro, músico, cantor, pianista e compositor que, acima de tudo, gostava de enaltecer nas suas canções seu país e sua cidade natal, o Rio de Janeiro.

Suas obras ajudaram a Musica Popular Brasileira (MPB) a ficar mais conhecida. Sendo um dos maiores compositores do século XX, Tom Jobim, junto com o poeta Vinícius de Moraes, foram autores da música brasileira mais famosa da história, a “Garota de Ipanema”.