Os 5 maiores artistas do século XX

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

David Bowie

Segundo a Rolling Stones, David Bowie foi considerado o maior artista do século XX.

A BBC Two  realizou  uma pesquisa  para a série Icons onde o público votou entre celebridades do entretenimento como Marilyn Monroe, Charlie Chaplin e Billie Holiday.

David Bowie morreu em  janeiro de 2016. Em sua época, o artista quebrou padrões  de gênero, sexualidade, estética e performance. Músicas como “Starman”, “Heroes” e “Rock ‘n’ Roll Suicide” estão na história do rock mundial.

 

The Beatles

 

Quando se pensa em conjuntos que foram bem-sucedidos e influentes no século XX, o primeiro que vem a cabeça são Os Beatles. O grupo, que tocava música pop e rock, foi o que mais fez sucesso.

Ele era composto por John Lennon (9/10/1940–8/12/1980) na guitarra base; Paul McCartney (nascido em 18 de junho de 1942) no baixo; George Harrison (25/2/1943–29/11/2001) na guitarra solo; e Ringo Starr (nome artístico de Richard Starkey, nascido em 7 de julho de 1940) na bateria.

A banda se desfez em 1970, e cada um prosseguiu em carreiras individuais: Lennon em dupla com a mulher, Yoko Ono; McCartney com a banda Wings e, depois, em carreira solo; e Starr e Harrison principalmente como artistas solo.

 

Elvis Presley

 

O cantor teve um sucesso avassalador na carreira musical, conhecido como o  Rei do Rock.

Em meados  dos anos 50, Elvis já tinha fama na rádio, na televisão e no cinema. Com seu raro estilo musical, seus quadris que rebolavam de forma provocativa e sua boa aparência, Elvis começou a criar sua legião de fãs. A música “Heartbreak Hotel” foi seu primeiro single a alcançar número 1.

E uma curiosidade: Presley também foi ator. O primeiro filme que o Rei do Rock atuou foi “Ama-me com Ternura”, e foi um sucesso de bilheteria.

Edith Piaf

O grande nome na Europa foi de Edith Giovanna Gassion, que mais pra frente se tornaria Edith Piaf.

Sua infância e adolescência foram muito conturbadas. Sua vida mudou quando estava cantando na rua e um pedestre parou para ouvi-la. Aquele pedestre era Louis Leplée, proprietário do cabaré Gerny’s, um dos mais conhecidos de Paris. O sucesso não demorou muito pra chegar, e Edith ficou conhecida como “Mome Piaf” (pequeno pardal).

Piaf teve seus altos e baixos, tanto na vida como na sua carreira musical. Dentre as muitas canções que popularizou podemos destacar Mon légionnaire, Je ne regrette rien, La vie em rose, Lês amants de Paris, Haymne a l’amour, Mon dieu e Milord.

 

Tom Jobim

Ícone da musica brasileira, Tom Jobim entrou em nossa lista por ser um dos criadores da Bossa Nova, estilo que ficou conhecido mundialmente.

Jobim foi um maestro, músico, cantor, pianista e compositor que, acima de tudo, gostava de enaltecer nas suas canções seu país e sua cidade natal, o Rio de Janeiro.

Suas obras ajudaram a Musica Popular Brasileira (MPB) a ficar mais conhecida. Sendo um dos maiores compositores do século XX, Tom Jobim, junto com o poeta Vinícius de Moraes, foram autores da música brasileira mais famosa da história, a “Garota de Ipanema”.