Mutirão nos Bairros e Rua da Gente, neste sábado, no Parque São Rafael

Eventos serão naPraça Oswaldo Luiz da Silveira, com atividades para crianças e adultos
 
Mais uma vez aSubprefeitura São Mateus será beneficiada pelo Mutirão nos Bairros, das 9h às 15h, já que foi a primeira a sediar esse evento, no dia 6 de abril, com atividades de proteção à saúde, atendimento social e zeladoria na praça e arredores. Pela quinta vez será instalada a Rua da Gente, das 9h às 18h, com brincadeiraspara crianças, apresentações musicais e artísticas, recreação e cultura, pipoca e algodão doce.
O Mutirão nos Bairros é uma realização da Prefeitura de São Paulo, nas 31 subprefeituras, que dão apoio e convidam parceiros locais para participar, com atividades como medição de pressão arterial e índice glicêmico (que detecta o diabetes), cadastramento para castração de animais, que é realizada nos dias seguintes, em local com condições adequadas, orientações de primeiros socorros, ginástica, dança, música, entre outros. A Prefeitura traz serviços como vagas de emprego pelo CATe – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, emissão de carteira de trabalho, renegociação de dívidas, apoio jurídico a grupos LGBT. Tanto os atendimentos do Mutirão nos Bairros como a participação no Rua da Gente são gratuitos.
Nesta semana, a Subprefeitura São Mateus realiza diversos serviços de zeladoria na praça Oswaldo Luiz da Silveira e imediações. Está roçando a grama, recolhendo lixo, removendo carros abandonados, pintando bancos, guias e postes, fazendo varrição e capina. Moradores são chamados a colaborar com a manutenção deste espaço limpo, sem jogar lixo ou entulho no chão. Nas proximidades existe o EcopontoCipoaba, na Rua Padre Luís de Siqueira, esquina com a Avenida Rodolfo Pirani, que recebe gratuitamente até um metro cúbico de entulho, móveis objetos velhos desmontados.
Ao criar o Mutirão nos Bairros, o prefeito Bruno Covas justificou que “esta é uma forma de estar mais presente em todas as subprefeituras, ouvindo e atendendo a população”.
 
Serviço:
Mutirão nos Bairros
Praça Oswaldo Luiz da Silveira – Parque São Rafael
Sábado, dia 07 de dezembro
Das 9 às 15 horas
 
Rua da Gente
Praça Oswaldo Luiz da Silveira – Parque São Rafael
Sábado, dia 07 de dezembro
Das 9 às 18 horas
Fonte: Fato Paulista

Rua da Gente na Vila Andrade

Neste sábado, dia 7, vai rolar uma edição do programa Rua da Gente na Vila Andrade. A Rua Catarinenses ficará fechada durante todo o dia e serão oferecidas atividades de esporte, cultura e lazer para crianças e adultos.
 
O programa é realizado pela Prefeitura de São Paulo com o objetivo de estimular a ocupação dos espaços públicos. O local foi selecionado a pedido da Soninha, que conhece a região e sabe da falta de oferta deste tipo de atividade de forma gratuita para a população.
 
Confira a programação completa:
Fonte: Soninha Francine

Final de semana com programa Rua da Gente, na cidade de São Paulo

Objetivo é proporcionar a integração das famílias e ocupação do espaço público
 
A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), com o apoio das Secretarias de Cultura e de Relações Sociais, realiza neste fim de semana mais um Programa Rua da Gente. O evento acontece sábado e domingo, das 9h às 18h.
 
No sábado (07), no bairro do Campo Limpo, terão atividades de yoga, dança, meditação e outras atividades. Já no domingo (08), na região de Perus os moradores da região poderão desfrutar de brincadeiras de rua, recreação e muito mais.
 
O Rua da Gente tem como objetivo estimular a ocupação do espaço público e a integração das famílias, priorizando as áreas de maior vulnerabilidade social. As atividades serão realizadas nas ruas, praças e centros esportivos.
 
Veja abaixo os endereços que irão receber o Rua da Gente neste final de semana:
 
Sábado (07)
 
Praça Oswaldo Luis da Silveira, 42 – Parque São Rafael – São Mateus (Zona Leste)
 
Rua Catariense – Vila Andrade (Zona Sul)
Rua Conde Monterone x Rua Wenceslau de Campos e Rua Dr. Paulo Roberto Leite – Jd. Sydney – Praça de Taipas (Zona Norte)
 
Domingo (08)
 
Praça da Cultura Mini Ramp – Rua Ricardo Dalton, 700 – Perus
 
Praça Benedito Ramos – Av. Milene Elias, 1398 – Jd. Belém (Zona Leste)
Fonte: Jornal Polo Paulistano

Conheça o sorvebol, esporte criado em uma escola de Belo Horizonte

O professor de educação física Cláudio Mendes estava terminando uma aula na Escola Estadual Agnelo Correia Viana, no bairro Jardim Leblon, em Belo Horizonte quando fez um descoberta. “Um dos alunos arremessou uma bola em minha direção. Sem pensar, usei, de forma invertida, um cone de sinalização esportivo que segurava em uma das mãos para tentar pegar. a bola se encaixou perfeitamente na boca do cone”, diz o professor. Nascia assim, em 2003, o sorvebol, esporte com jogadas similares às do vôlei, onde o diferencial é que a bola só pode ser tocada por meio do cone que é segurado pelos jogadores.
 
O nome sorvebol é uma brincadeira lúdica com os equipamentos usados pelo esporte. “A bola em cima do cone lembra a aparência de um sorvete de casquinha”, diz o Cláudio Mendes, que, além de lecionar, é presidente da Confederação Brasileira de Sorvebol. Ele afirma ter desenvolvido e estudado movimentos e regras durante seis meses, antes de chegar ao formato final.
 
As partidas são disputadas em dois sets de 21 pontos, sendo que cada ponto é marcado quando a bola toca a quadra do adversário. Os jogadores devem dominar a bola com o seu cone para depois tocar para um companheiro ou mandar diretamente por cima da rede. Tudo isso em menos de três segundos. O sorvebol pode ser praticado em três modalidades: individual (1×1), duplas (2×2) e quartetos (4×4).
 
Três anos depois, o esporte começou a se espalhar por Belo Horizonte. Em 2006, Cláudio Mendes realizou o primeiro campeonato de sorvebol, reunindo equipes de 30 escolas da região norte da capital. No ano seguinte, surgiu o BH Open, torneio, desde então, disputado anualmente e que, hoje, possui 200 escolas participantes. “As finais do ano passado foram disputadas no Mineirinho, em meio à greve dos caminhoneiros. Mesmo com os problemas causados pela paralisação, a gente teve um público estimado de cinco mil pessoas, entre jogadores e outros alunos” conta o professor.
 
A modalidade rompeu barreiras e está de malas prontas para conhecer outros estados. O sorvebol entrou na lista de atividades do prgrama Rua da Gente, promovido pela Prefeitura de São Paulo com o objetivo de levar cultura e lazer para diversos pontos da capital paulista aos finais de semana. “O convite partiu da Secretaria Municipal de Esporte de São Paulo. No final de agosto, tivemos uma reunião com o prefeito Bruno Covas para demonstrar o nosso esporte e ele se mostrou muito animado. Temos a ideia de expandir o sorvebol para as escolas paulistas”, revela Cláudio Mendes.
Fonte: Revista Encontro