bossa nova

Dia nacional da Bossa Nova

Hoje é dia nacional da Bossa Nova!

Nós sabemos o quanto esse gênero musical é característico da Cultura Brasileira e o quanto ele influenciou tudo o que veio depois na nossa música. É por isso que lembrar desse dia, é tão importante.

A Bossa Nova foi um movimento que começou nos anos 50 e teve forte influencia do samba carioca e do jazz americano. O que consolida o estilo foi o lançamento do compacto de João Gilberto, em 1958. Além dele, Tom Jobim e Vinícius de Moraes compõem a tríade mais conhecida do movimento que “acabou” oficialmente, em 1966. Depois disso, muitos estilos se mistararam e foram influenciados pela Bossa Nova.

Uma das coisas mais curiosas é o nome do movimento. A primeira referência musical à palavra Bossa foi cunhada pelo sambista Noel Rosa, em 1930, em trecho que dizia: “O samba, a prontidão e outras bossas, são coisas nossas”. Nesse caso, Bossa significa jeito ou maneira de fazer algo. Portanto, Bossa Nova, se referia a um novo jeito de fazer música.

Agora, esse estilo também ficou conhecido mundialmente, principalmente através da canção “Garota de Ipanema”. Ela ganhou o Grammy em 1965 e foi gravada e regravada por diversos artistas como Frank Sinatra, Amy Winehouse e Cher, e acredita-se que seja a segunda música mais gravada da história.

Bom, e não poderíamos deixar de lembrar que essa data vem muito a calhar sendo no dia 25 de janeiro, data que também é aniversário da cidade de São Paulo – uma metrópole cultural, viva e cheia de arte. Feliz 467 anos para nossa cidade!