Iniciativa motiva corporações e artistas a oferecerem entretenimento e conhecimento dentro de casa.
Com o avanço do “Coronavírus”, vírus causador da doença Covid-19 que se espalhou pelo Brasil – especialmente em São Paulo – e pelo mundo, diversos brasileiros iniciaram quarentenas voluntárias com o objetivo de permanecerem seguros em casa e consequentemente diminuir a propagação do vírus.
A quarentena voluntária era opcional. Ficava em casa quem conseguisse e quem gostaria. Mas por que quem consegue? Muitos brasileiros não conseguem fazer seus serviços de casa, como vendedores de varejo, barbeiros, caixas, entre outros. Por isso, nesta terça-feira, 24, o governador do estado de São Paulo, João Doria, declarou quarentena oficial de 15 dias, no qual apenas hospitais, clínicas, farmácias, clínicas odontológicas, transporte público, transportadoras e armazéns, empresas de telemarketing, petshops, deliverys, supermercados, mercados e padarias, limpeza pública e postos de combustível poderão permanecer abertos.
Mas, antes mesmo do decreto do governador do estado de São Paulo, muitos artistas, companhias de streaming, instituições de ensino e tvs por assinatura entraram na campanha “Fica em casa”, disponibilizando diversos serviços e conteúdos gratuitos.
Festival Fico em Casa BR e Festival Música em Casa
O festival irá exibir online mais de 60 apresentações inéditas de 76 artistas e grupos. A iniciativa foi inspirada no “Festival Eu Fico em Casa”, criado em Portugal para colaborar com a não propagação da COVID-19 e incentivar o público a valorizar artistas e cultura virtualmente.
O evento acontecerá entre os dias 24 e 27 de março e as apresentações serão a partir das 13h30 a cada meia hora. As transmissões começarão pelo perfil de cada artista ou banda no Instagram; porém, todas elas serão retransmitidas pelos perfis oficiais do @FestivalFicoemCasaBR – Instagram, Facebook e Youtube – e no final, as apresentações serão salvas para quem quiser assistir depois.
Assim como esse, está rolando o Festival Musica em Casa, que tem a participação de artistas como Sandy, Michael Telló, Projota, entre outros artistas e bandas de música.
Esse festival começou no dia 20 e vai até o dia 29 de março com 5 shows por dia. Tudo online e ao vivo no @festivalmusicaemcasa.
Instituições de Ensino
Diversas instituições de ensino, como Udemy, FGV, Harvard, entre outras, disponibilizaram cursos online gratuitos com o objetivo de fazer as pessoas permanecerem em casa e, ao mesmo tempo, aprenderem algo novo.
Confira os links para alguns sites que estão oferencendo os cursos gratuitos;
Udemy:https://www.udemy.com/courses/search/?q=cursos%20gratuitos&src=sac&kw=gratuito&p=2&price=price-free
FGV: www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuito
Harvard: edx.org/school/harvardx
Tvs por assinatura e Companhias de Streaming
A Sky, Claro, Spcine Play, GloboPlay, Vivo e Oi liberaram canais, conteúdos e dias gratuitos na plataforma ou no plano de televisão.