O que faz uma OS em termos de gestão e planejamento?

Muitas pessoas confundem ou não sabe qual de fato é um trabalho de uma Organização Social (OS). Nós já falamos sobre isso antes aqui . Mas pensamos que talvez ainda possa ser confuso o conceito de como uma OS pode contribuir nas áreas do esporte e da cultura.

Essas são duas áreas que as pessoas costumam ver como hobbie, como áreas que funcionam apenas através de inspiração, talento e diversão – como em um mundo dos sonhos. Mas a verdade é que, assim como em qualquer outra área, qualquer evento ou programa de esporte ou cultura demandam dois processos fundamentais: planejamento e gestão. E o nosso trabalho como OS é garantir essas duas etapas importantes para que qualquer benesse para a população aconteça.

Trocando em miúdos: o processo

Uma empresa, instituição ou governo tem um projeto para realizar, vamos supor, de um evento de cultura para a população de um bairro de São Paulo. Nada do evento está desenhado, mas a ideia é que ele aconteça no primeiro fim de semana do ano, atenda cinco mil pessoas e possua atividades para todas as idades. O trabalho da OS é: entender a demanda, montar um formato de projeto, levantar custos, fornecedores, pessoal, atividades, atendimento, comunicação, e tudo o que é necessário para que ele aconteça. A ideia sendo aprovada, a OS se torna a responsável por seguir esse planejamento a fim de garantir a execução do projeto. A função da organização se estende à questão financeira, jurídica, criativa e até pedagógica de tudo o que acontecer no evento. Além disso, também é responsabilidade da organização acompanhar tudo – desde a montagem até a desmontagem do evento.

Supondo que o projeto em questão seja de um programa continuado, que ofereça aulas gratuitas de alguma modalidade de artes ou esporte para crianças e jovens, o trabalho da organização também é entender as demandas, planejar e executar o dia a dia do projeto, além de cobrir todas as necessidades, demandas, ajustes da parte financeira, jurídica, pedagógica, gestão de RH, comunicação e qualquer outra área que garantam a continuidade do projeto. É responsabilidade da organização acompanhar o dia a dia do projeto, garantir os profissionais e materiais necessários para a aula ou administração do projeto, além de ser responsável por garantir métricas estabelecidas em projeto, como número de atendidos, alcance do projeto, aumento ou diminuição de alunos e professores e assim por diante.

 

***

Em ambos os casos, a OS é apenas uma planejadora e executora de um projeto cujo proprietário é outro – como dito antes, uma empresa, governo, entidade – e por isso, é de total responsabilidade da organização as demonstrações, comprovações e prestação de contas de todas as etapas do projeto realizadas. E exatamente por isso, a precisão do trabalho da OS é tão importante e requisitada. Normalmente, as organizações possuem páginas bem estruturadas de transparência financeira em seus sites.