Rua da Gente’: esporte e cultura nas ruas de SP

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Rua da Gente’: esporte e cultura nas ruas de SP
ver notícia completa
Integrar cultura, lazer, esporte, além de proporcionar um espaço cultural, de vivência e inserção social em parques, praças e ruas da cidade de São Paulo durante os finais de semana. Estes são os enfoques do Programa Rua da Gente, lançado pela prefeitura da capital no último fim de semana e que já tem 100 atividades marcadas para serem realizadas até o dia 22 de dezembro deste ano e outras 220 no próximo ano. As atividades são gratuitas e acontecem em todas as regiões do município.
 
Os moradores serão convidados a socializar e brincar por meio de atividades como brincadeiras de rua, zumba, dança de salão, performances teatrais e musicais, apresentações circenses, entre outras. Sempre das 9h às 18h, a programação cultural, lúdica, esportiva e recreativa estará disponível em vários bairros da maior cidade do país, como explica o Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Carlos Bezerra Junior. ”As atividades são levadas pelos parceiros do programa aos locais determinados, priorizando sempre as áreas mais vulneráveis. Neste final de semana, por exemplo, o Rua da Gente estará nos bairros de São Matheus, Vila Brasilândia, Vila Prudente e Bosque da Saúde. ”Com isso, estimulamos a ocupação do espaço público pela população”, completa Junior.
 
Divididas em quatro polos, as práticas estão separadas da seguinte forma:
 
Esportivas: atletismo, basquete, futebol, futsal e lutas.
 
Corporais: alongamentos, exercícios funcionais, crossfit, street dance.
 
De lazer: brincadeiras tradicionais e contemporâneas, gincanas e oficinas de artesanato.
 
Integrativas e complementares: práticas terapêuticas, danças e meditação.
 
O secretário também esclarece que o Programa Rua da Gente não elimina as tradicionais ”Ruas de Lazer” e ”Ruas Abertas”, atividades em que ruas de determinados bairros são interditadas para a circulação de veículos, de forma que a população utilize o espaço para atividades diversas. ”Todos os programas têm como objetivo estimular a ocupação do espaço público pela população e a integração das famílias, mas cada um deles tem sua característica”, ressalta. No programa ”Ruas de Lazer”, a iniciativa fecha as ruas aos domingos depois que os moradores do local encaminham pedido oficial à Subprefeitura da região. Já no ”Ruas Abertas”, o espaço público é fechado para que a rua se torne um espaço de convivência, como a Avenida Paulista que, aos domingos e feriados, recebe inúmeras atividades.
 
Serviço:
 
Programa Rua da Gente
 
Todos os fins de semana até 22/12 das 9h às 18h
 
A programação completa pode ser acessada no site da prefeitura.