Principais modalidades do e-Sports

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Com o crescimento do e-Sports, diversas modalidades de jogos foram entrando no cenário e criando seus campeonatos. Battle Royale, FPS, Moba, Card Games, Jogos de Luta e Simuladores são as seis modalidades.

Battle Royale

Battle royale é uma modalidade nova no cenário competitivo do e-Sports. A jogabilidade consiste em sobrevivência, exploração e extração de recursos disponíveis no mapa. Vence o jogador (ou grupo) que conseguir se manter intacto até o final. A modalidade ganhou popularidade em 2017 com o lançamento do PlayerUnknown’s Battlegrounds e Fortnite. Atualmente, o Call of Duty Warzone e o Free Fire são os jogos que estão em alta.

Por se tratar de uma modalidade relativamente nova, os campeonatos estão começando a se desenvolver melhor nos últimos anos. Fortnite, por exemplo, só ganhou um circuito oficial em 2019. A Epic Games, desenvolvedora do jogo, confirmou que investirá US$ 100 milhões (cerca de R$ 370 milhões) em competições.

FPS

Frist person shooter, ou tiro em primeira pessoa, são os significados da sigla FPS. Essa modalidade é uma das mais tradicionais e conhecidas no cenário. Os jogos são focados na perspectiva de um protagonista, que tem como única referência visual explícita a sua arma de fogo. Há anos, os campeonatos de FPS movimentam muito o cenário competitivo com milhões de espectadores e diversos torneios online em plataformas de streaming e presenciais em arenas.

Counter Strike é o carro-chefe dessa modalidade, sendo uma vitrine com diversas competições e eventos globais. O jogo é o segundo que mais premiou na história dos eSports.

MOBA

Multiplayer Online Battle Arena, o significado de MOBA é um dos mais tradicionais e conhecidos no cenário do e-Sports, junto do FPS. Nesta modalidade, o jogador assume o controle de um personagem que, junto do seu time, tem a missão de derrubar a base adversária. A modalidade reúne elementos do RPG e estratégias em tempo real.

Essa modalidade movimenta milhões. O  mundial do jogo Dota 2, é desde 2014, o campeonato que mais distribuiu dinheiro ao final do calendário, foram US$ 172 milhões (aproximadamente R$ 637 milhões) em oito anos de presença no competitivo. O League of Legends vem em terceiro como o game que mais premiou na história das competições

Card Games

Das mesas físicas para o virtual, a modalidade manteve sua característica original. Conhecido como CCGs (Collectibles Card Games) ou jogos de cartas colecionáveis, o gênero mistura a montagem de baralhos (decks) e a execução de estratégicas.

A modalidade tem diversas temáticas que variam de elementos medievais a concepções futurísticas. Hearthstone, título mais famoso do segmento, se baseia na cultura de World of Warcraft.

Jogos de Luta

Modalidade focada nas artes marciais, dividido nas subcategorias 2D, 3D e times, nas quais se controla um ou mais personagens com o intuito de derrotar o adversário (ou grupo de inimigos) dentro de um determinado ringue e com tempo cronometrado.

Em 2018, o melhor atleta de eSports, eleito pelos jurados do Game Awards, foi Dominique “SonicFox” McLean, jogador de Street Fighter 5 e Dragon Ball FighterZ.

Simulador

Os simuladores são uma modalidade que tem como objetivo reproduzir as características dos esportes tradicionais que existem na vida real, como futebol, basquete, automobilismo, entre outros.

FIFA, simulador de futebol da EA Sports, foi o título mais prestigiado dos últimos anos. A franquia distribuiu cerca de US$ 2 milhões (cerca de R$ 7,3 milhões) ao final de cada temporada – o EA Sports Global Series. Os esportes americanos também contam com circuitos profissionais: NBA 2K (basquete) e Madden NFL (futebol americano) são os principais exemplos.