Prática de esportes traz benefícios à saúde mental

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Nessa nova era da tecnologia, as pessoas estão se tornando cada vez mais preguiçosas e sedentárias em decorrência da facilidade e rapidez em realizar atividades diárias. Por conta disso, a prática de esporte na vida das pessoas está diminuindo cada vez mais.

Realizar algum esporte possui relação direta na cura de doenças, sejam elas mentais ou físicas. Mas, qual são os benefícios da prática de esportes?

Muitas pessoas conhecem apenas os benefícios físicos, como o fortalecimento do corpo, diminuição nos índices de surgimento de doenças, melhora na resistência corporal e a mudança na qualidade de vida de modo geral.

Porém, um dos maiores benefícios do esporte está relacionado à parte mental. Atualmente, vivemos em um mundo cheio de estresse, ansiedade, rapidez, desemprego, poluição, violência, dentre outras. Tudo isso afeta muito mais o psicológico do que o físico.

Em uma matéria publicada pelo G1, Daniele Ignácio, pós-doutorada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), comenta que “O ser humano é um ser biopsicossocial. Para alcançar o bem-estar, ele deve desenvolver tanto sua área biológica, quanto psicológica e social”.

Ela também conta que a prática de exercícios físicos combate a depressão. “A partir de 30 minutos de atividades, o corpo libera neurotransmissores relacionados ao prazer. Isso faz com que os exercícios sejam recomendados para combater a depressão, eliminando a necessidade de medicamentos”, afirma Daniele.