O que é e-Sports?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Crédito da Imagem: Reprodução: ESL
Brasil tem a terceira maior audiência do mundo em e-Sports, atrás apenas da China e dos Estados Unidos.

Resumidamente, o e-Sports é a modalidade competitiva dos videogames. A origem das competições de games surgiram na mesma época que os fliperamas se popularizaram. Esses lugares eram palco das disputas entre os jogadores, e ganhava)quem fazia a maior pontuação em jogos como Spacewar (1962), Pac-Man (1980) e Donkey Kong (1981). A primeira competição foi em 1972, de Spacewar, na Universidade de Stanford, nos EUA.

Na Coreia do Sul, em 2000, nasceu a Associação Coreana dos eSports, que gerencia eventos, regulariza e organizar transmissões, incentivar o interesse pelos esportes eletrônicos da população asiática e realiza vistorias para avaliar as condições de trabalho dos jogadores profissionais.

Jogos como Counter Strike, LOL (League of Legends), Valorant, Fifa e Free Fire fazem com que diversos adoradores de games parem o que estão fazendo  para verem seus ídolos jogando.

Desde 2017, a emissora Sportv está colocando em sua programação a transmissão de alguns campeonatos. Outra emissora que está investindo na parte ‘’gamer’’ é o Esporte Interativo, que lançou em 2017 o programa EI Games.

Segundo um estudo da Newzoo, consultora do mercado de games, o e-Sports movimentou mundialmente US$ 1,1 bilhão (cerca de R$ 6 bilhões) em 2019 e deve se aproximar de US$ 1,5 bilhão (R$ 8,3 bilhões) neste ano.

Em uma matéria realizada pelo veículo, EL País, “A audiência dos Jogos Olímpicos tem caído em mercados importantes, como o dos Estados Unidos, sobretudo entre o público mais jovem. Os ‘esports’ poderiam ser um bom meio para se conectar com os jovens desconectados da televisão tradicional.”

O e-Sports apresenta sinais de que pode se tornar o esporte do futuro. A cada dia, a tecnologia está evoluindo e isso contribui para o crescimento e evolução dos games com mais acessibilidade, com melhores jogabilidades e com  jogos cada vez mais realistas.