No Itaim Paulista, Vila Curuçá recebe atividades do programa ‘Rua da Gente’

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Ação aconteceu na Praça Jaguamitanga, no último domingo, dia 24 de novembro.
 
Texto e foto: Assessoria Itaim Paulista
 
O programa ”Rua da Gente” animou os fins de semana do Itaim Paulista e da Vila Curuçá ao longo de outubro. Para relembrar os bons momentos, a Praça Jaguamitanga, conhecida como Praça do Shinquichi, localizada na Vila Curuçá, recebeu novamente o projeto. Atividades culturais, lúdicas, esportivas e recreativas agitaram quem passou pelo local, no último domingo, dia 24.
 
O programa, promovido pelas Secretarias Municipais de Esportes e Lazer, Cultura e Relações Sociais, com o apoio da Subprefeitura Itaim Paulista, familiariza o espaço público e estimula o mundo imaginário das crianças com brincadeiras de rua, recordando os velhos tempos.
 
O subprefeito, Gilmar Souza Santos, relembra outra finalidade do projeto: aproximar o poder público do extremo da cidade. ”A Prefeitura de São Paulo, através do ”Rua da Gente”, leva entretenimento, cultura, esporte e lazer a quem não tem. Desta forma, fortalece o trabalho de inclusão social e valorização das pessoas”.
 
Cultura e recreação ganham notoriedade no programa. ”Às vezes, a cultura se torna de difícil acesso para a população aqui do Itaim. E, quando chegam atividades como teatro, circo e afins, são pagas. Este projeto, assim como outros da Prefeitura, proporciona interação de forma gratuita e, o melhor, na porta de casa”, ressalta Aline Lima, supervisora de cultura da Subprefeitura.
 
Atividades esportivas também têm destaque no Rua da Gente. ”Pessoas de diversas idades se exercitaram e curtiram a diversidade da programação. Esta ação permite quem não tem condição de pagar aula de zumba, ginástica, street dance, praticá-las gratuitamente”, destaca Felipe Dias, supervisor de Esporte.
 
Sobre o Rua da Gente
 
Lançado em setembro deste ano pela Prefeitura de São Paulo, através das Secretarias Municipais de Esportes e Lazer, Cultura e Relações Sociais, o programa tem objetivo de estimular a ocupação do espaço público com atividades esportivas e brincadeiras gratuitas, sempre aos sábados e domingos, em diversas ruas da capital. De acordo com a Prefeitura, a iniciativa contará com investimentos de R$ 2,5 milhões em 2019 e faz parte do Plano de Metas 2019-2020 da cidade.
 
Além disso, proporciona a integração das famílias, o direito de brincar, com práticas esportivas que trabalhem o corpo e a mente, além de atrações culturais. Para atender uma grande quantidade de público, em variadas faixas-etárias, as atividades foram dividas em quatro polos:
 
Práticas esportivas: atletismo, basquete, futebol, futsal e lutas;
 
Corporais: alongamentos, exercícios funcionais, crossfit e street dance;
 
Lazer: brincadeiras tradicionais e contemporâneas, gincanas e oficinas de artesanato;
 
Integrativas e complementares: práticas terapêuticas, danças e meditação.

Fonte: Grupo União de Jornais

Ver notícia completa