Conheça o trabalho realizado nas oficinas de Mangá, Caricatura, Desenho e Pintura

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

No momento, estamos passando por esse período de quarentena, a arte e a cultura tem papel essencial. Pois proporcionam prazer através de atividades saudáveis. Isso nos auxilia fisicamente, socialmente e emocionalmente.

 Por Prof. Ana Paula de Oliveira Corrêa

A oficina não consiste somente no aprendizado e na aplicação de diversas técnicas das Artes Visuais. Mas possibilita ao aluno refletir sobre sua importância na sociedade, sua identidade artística, além da conscientização e valorização da Arte. Isso faz com que o aluno possa refletir sobre sua identidade, como individuo pensante e atuante da sociedade. Individuo esse que pode interferir, interagir, comunicar-se com o mundo através de novas linguagens. E a arte nos proporciona esse leque gigantesco de opções.

Uma infinita Investigação conceitual e plástica caminhando de mãos dadas.

“Sou uma eterna aprendiz”

Meu desafio como professora é transferir a arte em forma de linguagem. Pesquiso novas linguagens, novos materiais, novas possibilidades. Além disso, insiro tecnologias e ferramentas que fazem parte da rotina e realidade dos alunos. Exemplo transformar um estudo de movimentos (desenho) em uma animação. Digitalizar um desenho feito em aula. Fotografar seu entorno. Tudo isso com o próprio celular. Utilização de materiais alternativos inusitados como: pintura com café, beterraba entre outros. Estudos e experimentações que desenvolvo há anos transformados em metodologias de aula.

Arte é linguagem, portanto através dela podemos nos expressar, comunicar, refletir, provocar, poetizar, problematizar e buscar soluções. Seja de forma bem humorada ou crítica. Podemos exprimir nossos sentimentos colocá-los para fora sejam eles bons ou ruins.

No momento, estamos passando por esse período de quarentena, a arte e a cultura tem papel essencial. Pois proporcionam prazer através de atividades saudáveis. Isso nos auxilia fisicamente, socialmente e emocionalmente.

“Mente sã… Corpo são.”

Pretendo manter meus alunos próximos, mesmo à distância. Estamos sempre em contato, sempre conectados. A Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri nos proporcionou a “Cultura no Cotidiano” através de vídeo aulas aplico atividades, exercícios e dicas arte. Dessa forma posso acompanhá-los durante o processo. Deixo também desafios semanais, que instigam ainda mais o gosto pelo fazer (colocar em prática tudo o que aprenderam), estimula à criatividade, melhora a autoestima, entre outros. Recebo vários áudios carinhosos, vídeos e centenas de fotos de tudo que estão produzindo semanalmente. Eu publico todos os desenhos e atividades nas redes sociais e  envio para o projeto Arte e Cultura todo esse material.Os alunos sempre me surpreendem com sua criatividade e dedicação.

Objetivos Principais:

  • – Promover o desenvolvimento pessoal do aluno_ Isso faz com que o aluno possa refletir sobre sua Identidade, como individuo pensante e atuante da sociedade. Individuo esse que pode interferir, interagir e comunicar-se com o mundo através de novas linguagens;
  • – Contribuir para a formação da identidade cultural; (Primeiramente o aluno deve conhecer a si mesmo, conhecer seu entorno, dessa forma a identidade artística será consequência desse autoconhecimento e percepção e então fluirá naturalmente)
  • – Aperfeiçoar os conhecimentos estéticos dos alunos;

– Incentivar o interesse dos alunos e familiares pela arte.

  • Criar formas artísticas por meio de poéticas pessoais.

Analisar, refletir, respeitar e preservar as diversas manifestações da arte – em suas múltiplas linguagens – utilizadas por diferentes grupos sociais e étnicos_ Historia da arte, gêneros, obras e artistas_ Conhecê-los  e apreciá-los.

Todas as idades, ideias e todos os ideais

É muito importante conhecer o aluno e entender o que ele busca através da oficina. Atendo alunos de todas as idades, alunos que buscam arte por diversos motivos: Existem aqueles que buscam diversão, outros buscam arte como forma de terapia, outros querem transforma-la em profissão. A mesma aula, aplicada com a mesma metodologia terá impactos e resultados diferentes em cada aluno. E eu tenho plena consciência da minha responsabilidade, por isso levo meu trabalho tão a sério.

Arte é Educação e Diversão: A Arte é fundamental para o desenvolvimento de toda criança_ auxilia na coordenação, concentração, criatividade, melhora o raciocínio, desempenho escolar, autoestima, entre outros benefícios.

Arte é Terapia (maior procura entre adolescentes, jovens e idosos): Auxilia pessoas com quadros de depressão, ansiedade, transtornos ou portadores de deficiência física ou mental _Importância de se expressar sentimentos reprimidos transformando-os em inspiração.

Pequeno resumo do conteúdo e resultados das aulas que foram ao ar:

Vídeo aula de Fleep Book: Exercício de criatividade, estudo do movimento, de forma lúdica. Ótimos resultados alguns alunos fizeram pequenas animações a partir da ideia da atividade;

Vídeo Aula_ Pintura com café: Utilizar materiais alternativos inusitados, estimular a criatividade, mostrar que não é necessário ter o material mais sofisticado para se fazer uma obra de arte. Ótimos resultados, os alunos me surpreenderam coma criatividade e participação;

Vídeo aula _Estrutura de animais: Construção de animais através de uma estrutura com formas geométricas, linhas, esboço e arte final. Melhora coordenação, planejamento, traço e finalização do desenho.

Vídeo aula _Paisagens com cores quentes e frias: Criar de lindas paisagens, cenários e transmitir através das cores a sensação de frio ou calor. Exercício de degradê (mudança gradativa entre as cores).