Popularmente conhecido como museu do Ipiranga, o Museu Paulista da Universidade de São Paulo, foi inaugurado em 1895, como Museu de História Natural, e foi um importante marco da independência da história do Brasil e do Estado.
Foi a partir dos anos 20 que o acervo do museu se expandiu. principalmente com foco para a História de São Paulo. Hoje, grande parte do seu acervo é dedicada à Independência do Brasil.Hoje, grande parte do seu acervo é dedicada à Independência do Brasil. Nessa época, realizou-se a decoração interna do edifício, com pinturas e esculturas apresentando a História do Brasil no Saguão, Escadaria e Salão Nobre. Hoje, grande parte do seu acervo é dedicada à Independência do Brasil.

Apesar de ainda ser um marco turístico da região do Ipiranga, desde 2013 não há visitação. O Museu foi fechado para restauros e renovações, com previsão de reabertura em 2022, para a celebração do bicentenário da Independência. Nessa reabertura, o espaço passará a contar com: espaços exclusivos para exposições e exibições audiovisuais.

O Museu conta hoje com um acervo de mais de 450.000 unidades, entre objetos, iconografia e documentação textual, que acompanham os século 17 até meados do século 20, entre eles, o quadro “Indepedência ou Morte”, de Pedro Américo (1888).