Nos últimos anos se tornou mais cristalina a tendência do mundo dos negócios de estreitar relações com seus clientes através de uma abordagem mais humana e com propósito claro.
⠀
A pandemia reforçou ainda mais esse posicionamento e o compromisso dos negócios com a mudança do mundo. De acordo com a Associação Brasileira de Captação de Recursos, foram doados mais de R$ 6 bilhões em resposta à crise sanitária – a maioria por pessoas jurídicas – sendo mais de 500 mil doadores. No entanto, do valor total, aproximadamente R$ 5,5 bilhões foram doados nos primeiros três meses de pandemia. O que indica uma forte mobilização no começo e a perda de força no cenário atual (e ainda crítico).
⠀
Seja como for, o reflexo do impacto da pandemia na mobilização social é perceptível na publicidade, na comunicação, no reforço dos valores humanos das marcas e no fortalecimento das redes de proteção comunitárias através de fomento e incentivo. Isso demonstra o quanto a questão social está arraigada à nova experiência do consumidor, que não busca mais produtos, mas ideias que se comprometam com o desenvolvimento da sociedade.
⠀
